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    Grupo RIC implementa soluções Privacy Tools em busca da adequação com a LGPD

    Controle, ferramentas e conscientização em alta com a Lei de Proteção de Dados

    Fundado na década de 1980 pelo empresário Mário Petrelli, o Grupo RIC é um renomado conglomerado de mídia brasileiro. Atualmente possui mais de 500 funcionários e sua sede se localiza na cidade de Curitiba, Paraná. Atualmente, o Grupo RIC conta com 7 emissoras de rádio e 4 emissoras de TV em seu portfólio.

    Essa diversificada gama de canais de comunicação abrange formatos para televisão, rádio e revistas, tanto em suas versões impressas quanto digitais. Através desses meios de comunicação, o Grupo RIC desempenha um papel significativo na disseminação de informações, entretenimento e conteúdo relevante para uma vasta audiência, consolidando sua posição de destaque no setor de mídia do Brasil.

    PrivacyTools - LGPD - Privacidade

    Garantindo o controle da proteção de dados e a comunicação com os titulares

    No mundo da comunicação e da tecnologia, é preciso avaliar a vulnerabilidade das informações para garantir a segurança e a proteção dos dados. Essa confiabilidade entre empresa e clientes exige atenção e cuidados para garantir a segurança e evitar violação à privacidade. O ganho de controle e a comunicação com os titulares de dados foram os principais motivos para que o Grupo RIC - um dos maiores Grupos de Comunicação do Paraná - se aliasse à Privacy Tools, cumprindo à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que assegura a proteção de dados das empresas, colaboradores e clientes.

    Segundo Ricardo Araújo, Analista de Negócios da Privacy Tools, "Um dos principais desafios do Grupo RIC era a comunicação com os titulares de dados por conta da quantidade de empreendimentos que eles gerenciam no Paraná, entre eles, a rádio Jovem Pan, TV Record no Paraná”.

    PrivacyTools - LGPD - Privacidade

    De acordo com o Data Protection Officer (DPO) do Grupo RIC, Douglas Ivanski da Silva, o início do processo foi destinado aos conhecimentos iniciais da Lei. “Começamos com a adequação jurídica - durante 6 meses - realizando treinamento do comitê e captando os dados e os processos. Após o levantamento, começamos a verificar qual a plataforma que atende melhor a nossa demanda e então escolhemos a Privacy Tools para nos auxiliar no controle desses dados”, esclarece.

    O Analista de negócios da Privacy Tools comenta que atualmente, treze empresas que fazem parte do Grupo estão utilizando a ferramenta Privacy Tools “Estabelecemos uma negociação com o Grupo e firmamos uma longa parceria, o que proporciona maior tranquilidade ao cliente, por saber que estamos juntos nessa jornada. Além disso, designamos uma equipe de implementação dedicada a oferecer um suporte abrangente e acelerar o processo de instalação do produto.”

    A importância da proteção de dados na comunicação

    O DPO revela que, no momento, a maturidade dos clientes ainda é iniciante quanto à proteção de dados. “A cultura do brasileiro é de deixar suas informações públicas nas mídias sociais, eles ainda não têm consciência do poder do dado e do que é feito com esse dado após o consentimento que eles dão”, explica Douglas.

    O Grupo RIC possui a plataforma completa da Privacy Tools, com todos os módulos inclusos, e Douglas garante que a maior vantagem percebida até agora é o ganho do controle de dados. “Essa caminhada ainda é longa, mas a gente está nesse tratamento, está no caminho certo. Esse ganho de consciência, de saber onde que o dado não estruturado está - através da plataforma, do Data Discovery - é um grande ganho”, afirma o DPO. “É uma forma de trazer essa gestão mais centralizada para o setor de tecnologia e ter um controle melhor desse dado”, complementa.

    Outro fator destacado por Douglas é que o maior desafio dentro da área de comunicação é a conscientização sobre a importância da proteção de dados. “O pilar do ser humano é o principal desafio”. Por isso, nós do Grupo RIC, estamos fazendo a adequação e também toda a integração do novo colaborador, para que não falte informação e para que essa cultura da proteção de dados venha desde o início, desde o primeiro dia que a pessoa esteja aqui conosco”, observa. “Essa mentalidade que temos que passar pra eles: cuidar tanto do seu dado, quanto dos dados das pessoas que estão ao redor, que fazem parte da sociedade e da comunidade. Fazendo com que eles tomem para si esse zelo”, enaltece.

    “É um trabalho que vem pra ficar”

    Na visão de Douglas, esses anos foram de muito aprendizado e trabalho diário para se adequar a LGPD. “Não adianta comprar a plataforma e achar que está pronto. É um trabalho diário, mas depois que estiver tudo mapeado, o monitoramento, a adequação de novos processos se tornará algo sólido. Hoje o pessoal realmente não tem consciência de tudo que gira em torno dessa Lei, e que ela veio pra ficar. Foi um trabalho bastante duro no início, para depois fazer o monitoramento dos processos e o contínuo treinamento dos colaboradores para que o controle continue sendo efetivo”, avalia.

    De acordo com o DPO do Grupo RIC, a plataforma da Privacy Tools ajuda principalmente no controle do dado não estruturado. “Eu sempre ressalto na integração e no dia a dia que o dado não estruturado é um complicador na LGPD, mas com o Data Discovery, o processo realizado antes da LGPD não precisa ser alterado, pois sabemos onde o dado está e qual colaborador é o responsável ”, explica.

    Com relação aos dados estruturados, segundo Douglas, a Privacy Tools é o facilitador inicial para, posteriormente, favorecer a integração com plataformas do mercado. “A gente faz uma busca direto na plataforma pelo data discovery para achar esse dado não estruturado. “É preciso conscientizar o colaborador, dar ferramentas para que facilitem a centralização desses dados, um email, uma plataforma virtual.

    “Trouxe consciência e ferramentas que nos auxiliam no controle de dados”

    Segundo o DPO, a Privacy Tools tem desempenhado um papel fundamental no controle e conscientização do Grupo RIC. “Ela veio trazer consciência, informações e ferramentas que nos auxiliam neste controle do dia a dia, e também na manutenção. Eu vejo uma proatividade da Privacy Tools em relação a isso, de perguntar, de marcar ligações para facilitar e tirar dúvidas. Os times de suporte e CS estão sempre atuando forte na motivação e nas melhorias da nossa empresa, adequando a plataforma conforme as nossas necessidades”, finaliza Douglas Ivanski da Silva.

    PrivacyTools - LGPD - Privacidade

    Sobre a Privacy Tools

    A Privacy Tools é uma plataforma de privacidade líder no mercado brasileiro e pioneira na oferta de soluções para LGPD no Brasil.

    Atualmente conta com mais de 700 empresas como clientes, incluindo Rede D’or, Banco RCI, Pague Menos, Farmácias São João, Grupo Bom Jesus, Grupo Fleury, Eletrobrás, Grupo RBS, entre outras.

    É com o objetivo de auxiliar as empresas nesse processo de adequação que a Privacy Tools traz soluções de gerenciamento da privacidade com módulos pensados para o uso em diferentes segmentos do mercado e para cumprir com as obrigações das diferentes legislações, como LGPD e GDPR.

    Faça como o Grupo RIC, e garanta a segurança dos dados da sua empresa com as soluções da Privacy Tools.

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