Skip to the content Solicite demonstração

Manage your privacy program with one of
the most complete and reliable tools on the market

Test our platform
x
PrivacyTools - LGPD PrivacyTools - LGPD - Menu
  • en
    • br
Ask for demonstration Login
  • About
  • Solutions

    Marketing & Privacy UX

    • Cookies Management Manage cookies and make your portal compliant
    • Policy Management Create and manage your site policies

    Privacy Management

    • Consent Management Register and manage universal consent
    • Holders' Requests DSAR - Respect the rights of data subjects
    • Audit Management Generate monitoring reports for your projects

    Governance and Compliance

    • Incident Management React quickly and provide appropriate notifications
    • Data Mapping Promote inventory, transfers and DPIA
    • Data Discovery Discover, analyze and correct data at scale
    • ESG Define and carry out the controls, actions and strategies of your ESG program
    • AI Governance Centralize, manage, and ensure compliance for your AI projects
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
  • Login
  • About
  • Solutions
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
fut I - Privacy Tools
Categories
Blog

Destaques do último evento da série “Privacidade Acima de Tudo”: LGPD e futebol

  • Post author By Privacy Tools
  • Post date 03/11/2021
Tempo de leitura estimado (em minutos):

Muito tem se falado nas questões de proteção de dados, na LGPD, na adequação necessária à nova lei. Sabemos que quando se trata de Clubes de Futebol, estamos falando de instituições que lidam com uma quantidade e variedade de dados muito grande.

 

E esse foi o assunto do último evento da Privacy Tools da série “Privacidade acima de tudo”: LGPD e Futebol – A defesa, que fez esse paralelo entre a adequação da LGPD em relação à movimentação de dados que os Clubes de Futebol e a própria CBF precisam lidar. O evento contou com a presença de Aline Deparis da PrivacyTools, Alexandre Pinto do Flamengo, Elaine Keller da CBF e Guilherme Stumpf do Grêmio e ocorreu no último dia 28.

 

Confira a seguir os destaques do bate-papo

LGPD nos clubes de futebol

 

Alexandre Pinto começa a conversa falando sobre o processo de adequação e sobre a importância para os clubes em se adequarem à LGPD.

 

Ele conta que acredita que todas as áreas precisam estar devidamente integradas e que a adequação ajuda a organização a ganhar mais competitividade e a manter uma boa reputação, pois uma das piores coisas para qualquer empresa é enfrentar problemas por falta de privacidade. Ele destaca: “…Se você tem problema de falta de privacidade não é legal para a reputação de nenhuma empresa, de nenhum clube, nenhuma organização”

 

 

Aline questiona Elaine sobre como a CBF tem feito a estruturação dos processos e sistemas como BID e sobre como funciona o tratamento de dados dos atletas e comissão técnica e Elaine conta então, sobre o papel da CBF como referência para o mundo e fala sobre como a organização tem se posicionado sobre essa estruturação.

 

 

 

Consentimento: como proceder?

 

Alexandre fala sobre a dificuldade da questão do consentimento no uso de dados e do quão caro se torna acompanhar essa questão.

 

Ele conta: “O consentimento a cada vez mais se vê que ele pode se tornar mais caro e bem mais difícil de gerenciar, o consentimento ele é válido até a hora que o titular do dado quer, então ele pode dar o consentimento hoje e tirar amanhã. Então no caso do do esporte, ainda por cima, que tem muita emoção, você pode estar satisfeito hoje e amanhã não estar, basta que o time ganhe ou perca uma partida”.

 

LGPD: um desafio para o futebol

 

Quando se fala em consentimento e biometria em relação aos clubes de futebol, de fato, a questão é mais complexa.

 

Os clubes precisam encontrar uma forma de fazer essa seleção entre dados de menores de idades das escolinhas, jogadores dos times oficiais, sócios torcedores dos clubes, visitantes, comerciantes e ao mesmo tempo tratar de consentimento e biometria mesmo com eventos de 30, 40 mil pessoas, de uma forma que não torne a experiência do torcedor algo burocrático e maçante ao incluir inúmeros processos.

 

E esse é o desafio. “Biometria necessariamente, ela leva a questão da segurança, ela é uma realidade, a gente tem que enfrentar a realidade, adequar à realidade às disposições legais e fazer essas duas questões conversarem”, finaliza Guilherme.

 

Confira todos os eventos

Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD e futebol” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.

Autor

  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

    View all posts
  • Tags eventos, futebol, lgpd
Avatar of Privacy Tools

By Privacy Tools

Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

View Archive →

Posts relacionados

PrivacyTools - LGPD

Confira os destaques do evento da série “Privacidade Acima...

PrivacyTools - LGPD

Confira os destaques do evento Privacidade, Metaverso e NFT

PrivacyTools - LGPD

Evento da série “Privacidade Acima de Tudo”: LGPD e...


← LGPD nas Cooperativas → Evento da série: “Privacidade acima de tudo”: LGPD, Cookies e Rastreabilidade





Marketing & UX

  • Cookie management
  • Policy management

Privacy management

  • Consent Management
  • Holders' requests
  • Audit

Governance and compliance

  • Incident management
  • Data mapping
  • Data discovery
  • ESG
  • AI Governance

Social networks

  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Code of Ethics

© Privacy Tools 2025 PrivacyTools - LGPD

×