Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    Como monitorar e testar a segurança de dados regularmente

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    Quando se é iniciado um negócio ou um aplicativo, muitas questões devem ser trabalhadas e talvez o criador de tal empreendimento não tenha conhecimento de todos os riscos. Porém, monitorar a segurança sempre é fundamental. 

    Por mais recente que seja um negócio ou um site,  podemos afirmar, de uma forma que independe de tudo o que está contido lá dentro desta plataforma, medidas de segurança devem ser mantidas. Um blog, por exemplo, que contém registros de usuários que buscam receber as últimas atualizações, precisa fazer um teste de segurança. 

    Para quem lida com lojas virtuais, a preocupação é a mesma. Um ataque cibernético pode chegar até mesmo a mudar os valores do site e fazer com que várias pessoas comprem com preços modificados. Além de todo o risco de vazamento de dados e informações de seus clientes. 

    Grande parte dos incidentes de segurança acontecem justamente por vulnerabilidades não percebidas, defeitos no código do software, bugs e pontos fracos.  Para lidar com tamanha responsabilidade, veja quais são algumas das medidas de segurança que o seu negócio pode aplicar para lidar com a proteção de dados e a integridade de sua plataforma digital. 

    Perceba vulnerabilidades – SAST, DAST, IAST.

    Como comentado em publicação anterior envolvendo os modelos que podem ocasionar ataques cibernéticos, há quem tire proveito de brechas e vulnerabilidades  para conseguir invadir com sucesso alguma plataforma digital. 

    Quando falamos de vulnerabilidade, estamos falando de uma configuração ou alguma especificação presente dentro de um sistema possivelmente comprometida para a integridade. 

    O SAST (Static Application Security Test) é selecionado, preferencialmente, por aqueles que ainda estão na etapa de desenvolvimento de um determinado software e buscam detectar vulnerabilidades antes de ser liberado. Ele fornece feedback educacional para os desenvolvedores de tal plataforma. 

    O DAST (Dynamic Application Security Testing) é aplicado após que o produto torna-se oficial. Mesmo assim, também pode ser utilizado anteriormente.  O resultado final da busca pela vulnerabilidades é o cobrimento de fraquezas e vulnerabilidades, de forma rápida. 

    O IAST (Interactive Application Security Testing) é considerado como uma combinação das medidas de segurança já citadas. Ele funciona por meio de uma aplicação que procura vulnerabilidades de segurança no código-fonte. 

    Mesmo que a sua empresa tenha uma sensação de segurança por jamais ter sido invadida, não é um indício de que tal comportamento será permanente. Os ataques ocorrem quando ninguém espera. São projetados. 

    Criminosos estudam o comportamento de um modelo de negócio para escolherem a hora certa para começar uma invasão. Talvez estejam de olho no seu negócio esperando uma brecha ainda maior. Olhe com carinho para as medidas aqui citadas e procure uma agência capaz de fazer suas aplicações. . 

    Teste de intrusão – Pentest

    O teste de intrusão é um método proativo que busca avaliar a segurança de um software ou de uma rede, através de uma simulação de um ataque. É semelhante ao processo de detecção de vulnerabilidade. Outro nome conhecido da sua aplicação é  “Pentest”.

    Quem os pratica são os chamados hackers éticos, que são aqueles contratados para invadir um sistema e detectar o que pode ser mudado. Quando um hacker ético entra no seu sistema, ele busca entender qual seria o padrão de movimento daquele que tentaria invadir de uma forma maliciosa. 

    Por fim, este profissional recomenda melhorias no sistema para que seja garantida uma maior segurança. Depois que os pontos fracos são percebidos, novas medidas serão trabalhadas ao seu redor. 

    Eles passam por cada setor do algoritmo, e procuram também saber quais são os dados e/ou informações corporativas que estão em risco de serem vazadas. Para proteção de dados, minimização de riscos é tudo! 

    Como monitorar a segurança com a varredura de vulnerabilidades

    Durante sua aplicação, um software é executado visando achar falhas no sistema. Depois dele, uma lista com tudo o que foi encontrado é separada e sugestões são feitas visando a sua resolução.Normalmente são automatizadas. Por ser mais simples do que os outros citados acima, a varredura é executada de uma forma mais rápida, com uma repetição mais frequente e com valores possivelmente menores do que seria com integração de mais pessoas. 

    Tenha sempre o seu negócio protegido!
    Essas são algumas das medidas que podem ser combinadas com o processo de adequação da LGPD, para garantir que o seu estabelecimento mantenha-se legítimo e sem riscos maiores. Para maior conformidade, conte com a nossa plataforma.

    Posts relacionados





    ×