Skip to the content Solicite demonstração

Manage your privacy program with one of
the most complete and reliable tools on the market

Test our platform
x
PrivacyTools - LGPD PrivacyTools - LGPD - Menu
  • en
    • br
Ask for demonstration Login
  • About
  • Solutions

    Marketing & Privacy UX

    • Cookies Management Manage cookies and make your portal compliant
    • Policy Management Create and manage your site policies

    Privacy Management

    • Consent Management Register and manage universal consent
    • Holders' Requests DSAR - Respect the rights of data subjects
    • Audit Management Generate monitoring reports for your projects

    Governance and Compliance

    • Incident Management React quickly and provide appropriate notifications
    • Data Mapping Promote inventory, transfers and DPIA
    • Data Discovery Discover, analyze and correct data at scale
    • ESG Define and carry out the controls, actions and strategies of your ESG program
    • AI Governance Centralize, manage, and ensure compliance for your AI projects
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
  • Login
  • About
  • Solutions
  • Government
  • Resources
  • Blog
  • Contact us
relatorio ciberseguranca - Privacy Tools
Categories
Blog

Os tipos de empresa em relação à LGPD

  • Post author By Privacy Tools
  • Post date 06/12/2019
Tempo de leitura estimado (em minutos):

Em agosto do ano que vem, entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados. A menos de um ano da LGPD começar a valer, as empresas brasileiras que coletam e tratam dados pessoais devem começar o processo de adequação.

Nessa fase, se percebe as organizações em diversos grupos quando o assunto é o nível de adequação. Em qual grupo a sua empresa está? Confira os principais deles e o que você deve fazer para dar o próximo passo e não deixar a LGPD causar dores de cabeça no ano que vem.

 

As empresas líderes

Elas são referência no mercado quando o assunto é a proteção de dados e a privacidade. Algumas já estão em conformidade com a GDPR, a lei de proteção de dados europeia, por serem multinacionais.

Essas empresas compartilham o conhecimento que têm sobre o tema e algumas oferecem soluções para outras entrem em conformidade. Já têm uma cultura de fazer projetos que estão no conceito de privacy by design e privacy by default (privacidade desde a concepção e por padrão).

Próximo passo: Educar mais o mercado sobre o assunto e usarem a lei como oportunidade de crescer.

 

As “early adopters”

Logo que a lei foi aprovada, essas empresas já começaram a buscar informação e olhar para dentro para entender como é feito o tratamento de dados pessoais. A equipe da empresa early adopter já está participando de palestras e cursos, lê artigos na internet e já está testando ferramentas que irão ajudar no processo de conformidade.

São negócios que não irão sofrer com a entrada da lei em vigor, pois já estão se preparando para ela. Com o tempo, irão notar as vantagens da proteção de dados para a organização das informações da empresa e para a transparência no relacionamento com os clientes.

Próximo passo: Colocar em prática os conceitos pedidos pela lei e orientar os colaboradores sobre a importância da proteção de dados.

 

As empresas céticas

A ideia de que a LGPD não vai “pegar” é algo defendido pelas empresas céticas. Elas só irão começar a entrar em conformidade quando verem que isso pode trazer prejuízos financeiros e de imagem, ou seja, quando verem outros negócios sofrendo penalidades.

Elas sabem que a lei irá entrar em vigor no próximo ano, mas ainda não começaram um mapeamento de dados e irão deixar para a última hora realizar algum processo de adequação.

Próximo passo: Conhecer melhor a lei e buscar referências sobre as vantagens da proteção de dados nas grandes empresas.

 

As empresas conservadoras

Os negócios que fazem parte desse grupo também não tomaram nenhuma ação para entrar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Eles estão esperando que outras empresas façam e comprovem os resultados.

Na opinião de quem comanda esse tipo de empresa, não vale investir tempo e recursos na adequação sem ter uma garantia de que o esforço irá valer a pena. Elas estão seguindo a rotina normalmente até que tenham a certeza de que algo deve ser feito em relação à proteção de dados.

Próximo passo: Procurar uma consultoria, como um DPO ou advogado especializado.

 

E a sua empresa, se encaixa em qual categoria? Conte para nós nos comentários!

Autor

  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

    View all posts
  • Tags lgpd, proteção de dados
Avatar of Privacy Tools

By Privacy Tools

Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

View Archive →

Posts relacionados

PrivacyTools - LGPD

O Protagonismo do RH na Proteção de Dados

PrivacyTools - LGPD

Fake DPO? Nem pensar! Entenda porque apostar em um...

PrivacyTools - LGPD

Privacy Tools – Your LGPD Compliance Solution


← Como saber se seu site está adequado à LGPD → Cookie Wall: por que não adotar essa prática em seu site





Marketing & UX

  • Cookie management
  • Policy management

Privacy management

  • Consent Management
  • Holders' requests
  • Audit

Governance and compliance

  • Incident management
  • Data mapping
  • Data discovery
  • ESG
  • AI Governance

Social networks

  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Code of Ethics

© Privacy Tools 2025 PrivacyTools - LGPD

×