No início de dezembro, usuários do Twitter para iPhone notaram um bug que ia contra suas configurações. Trata-se da opção “Proteger seus Tweets”. Quando ativada, somente pessoas autorizadas, aquelas que seguem o dono da conta, conseguem ver as postagens.
Mesmo assim, nesse meio-tempo, uma mensagem de erro que dizia: “Não foi possível salvar algumas configurações”, impossibilitando o processo de ativação. Detalhes abaixo!
Qual o objetivo da opção de proteger os tweets?
A opção de proteção de tweets é uma configuração de privacidade da plataforma. Ela afasta pessoas indesejadas de entrarem no seu perfil e faz com que somente pessoas autorizadas consigam interagir.
Quando uma pessoa com conta privada tem seus tweets comentados por outros, quem está de fora só vê os comentários, vem visualizar o conteúdo original. Além disso, outro sinal que simboliza um perfil fechado é o cadeado ao entrar neste perfil.
O sistema do iPhone foi o único afetado. Em outros dispositivos a opção continuou disponível e sem erros. No entanto, disponibilidade de opções de privacidade do tipo devem estar presentes em qualquer rede social.
Situações em que um usuário está envolvido em uma polêmica e recebe mensagens desrespeitosas, uma das principais ferramentas em que recorrem é a de proteger os tweets para evitar mensagens em massa.
No Instagram, a opção de privar a conta é muito utilizada, igualmente com o desejo de privar os comentários. Dentro desse aspecto, surgiram sites de terceiros na Internet que são acessados pelos navegadores que “prometem” acessar perfis dessas pessoas. Em síntese, seria uma violação da privacidade, independentemente do objetivo.
Privacidade deve ser protegida no Twitter, no Iphone e Android
Toda empresa deve ter um cuidado com as legislações de cada país. O gerenciamento de dados pessoais de milhões de usuários deve estar alinhado a um processo adequado e respeitoso, garantindo o direito de privacidade e liberdade para todos. Enquanto isso, no Brasil, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O próprio Twitter já teve de pagar 150 milhões de dólares em multa, em maio deste ano. Nesse caso, a plataforma teria pedido e-mails e o número de telefone com a justificativa de que garantia a segurança. No entanto, as informações foram utilizadas para direcionar propagandas. A empresa foi multada pelo FTC e o Departamento de Justiça.
O Federal Trade Comission (FTC) é o órgão responsável por fiscalizar a segurança de dados corporativos. Porém, o controle de dados pessoais é um assunto recente no Brasil.
Os Estados Unidos e na Europa, lugares pioneiros do assunto, estão constantemente fiscalizando empresas de tecnologia para garantir que tudo esteja de acordo com a lei.