Pular para o conteúdo Solicite demonstração

Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional

Teste a nossa plataforma
x
PrivacyTools - LGPD PrivacyTools - LGPD - Menu
  • br
    • en
Solicite demonstração Entrar
  • Sobre
  • Soluções

    Marketing & Privacy UX

    • Gestão de Cookies Administre os cookies e deixe seu portal em conformidade
    • Gestão de Políticas Crie e faça a gestão das políticas do seu site

    Gestão da Privacidade

    • Gestão de Consentimento Registre e gerencie o consentimento universal
    • Pedidos dos Titulares DSAR - Atenda os direitos dos titulares de dados
    • Gestão de Auditoria Gere relatórios de acompanhamento dos seus projetos

    Governança e Compliance

    • Gestão de Incidentes Reaja de forma rápida e providencie as devidas notificações
    • Data Mapping Promova inventário, transferências e DPIA
    • Data Discovery Descubra, analise e corrija dados em escala
    • ESG Defina e realize os controles, ações e estratégias do seu programa de ESG
    • Governança de IA Centralize, gerencie e garanta a conformidade dos seus projetos em IA
  • Governo
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
  • Entrar
  • Sobre
  • Soluções
  • Governo
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
fut I - Privacy Tools
Categorias
Blog

Destaques do último evento da série “Privacidade Acima de Tudo”: LGPD e futebol

  • Autor do post Por Privacy Tools
  • Data de publicação 03/11/2021
Tempo de leitura estimado (em minutos):

Muito tem se falado nas questões de proteção de dados, na LGPD, na adequação necessária à nova lei. Sabemos que quando se trata de Clubes de Futebol, estamos falando de instituições que lidam com uma quantidade e variedade de dados muito grande.

 

E esse foi o assunto do último evento da Privacy Tools da série “Privacidade acima de tudo”: LGPD e Futebol – A defesa, que fez esse paralelo entre a adequação da LGPD em relação à movimentação de dados que os Clubes de Futebol e a própria CBF precisam lidar. O evento contou com a presença de Aline Deparis da PrivacyTools, Alexandre Pinto do Flamengo, Elaine Keller da CBF e Guilherme Stumpf do Grêmio e ocorreu no último dia 28.

 

Confira a seguir os destaques do bate-papo

LGPD nos clubes de futebol

 

Alexandre Pinto começa a conversa falando sobre o processo de adequação e sobre a importância para os clubes em se adequarem à LGPD.

 

Ele conta que acredita que todas as áreas precisam estar devidamente integradas e que a adequação ajuda a organização a ganhar mais competitividade e a manter uma boa reputação, pois uma das piores coisas para qualquer empresa é enfrentar problemas por falta de privacidade. Ele destaca: “…Se você tem problema de falta de privacidade não é legal para a reputação de nenhuma empresa, de nenhum clube, nenhuma organização”

 

 

Aline questiona Elaine sobre como a CBF tem feito a estruturação dos processos e sistemas como BID e sobre como funciona o tratamento de dados dos atletas e comissão técnica e Elaine conta então, sobre o papel da CBF como referência para o mundo e fala sobre como a organização tem se posicionado sobre essa estruturação.

 

 

 

Consentimento: como proceder?

 

Alexandre fala sobre a dificuldade da questão do consentimento no uso de dados e do quão caro se torna acompanhar essa questão.

 

Ele conta: “O consentimento a cada vez mais se vê que ele pode se tornar mais caro e bem mais difícil de gerenciar, o consentimento ele é válido até a hora que o titular do dado quer, então ele pode dar o consentimento hoje e tirar amanhã. Então no caso do do esporte, ainda por cima, que tem muita emoção, você pode estar satisfeito hoje e amanhã não estar, basta que o time ganhe ou perca uma partida”.

 

LGPD: um desafio para o futebol

 

Quando se fala em consentimento e biometria em relação aos clubes de futebol, de fato, a questão é mais complexa.

 

Os clubes precisam encontrar uma forma de fazer essa seleção entre dados de menores de idades das escolinhas, jogadores dos times oficiais, sócios torcedores dos clubes, visitantes, comerciantes e ao mesmo tempo tratar de consentimento e biometria mesmo com eventos de 30, 40 mil pessoas, de uma forma que não torne a experiência do torcedor algo burocrático e maçante ao incluir inúmeros processos.

 

E esse é o desafio. “Biometria necessariamente, ela leva a questão da segurança, ela é uma realidade, a gente tem que enfrentar a realidade, adequar à realidade às disposições legais e fazer essas duas questões conversarem”, finaliza Guilherme.

 

Confira todos os eventos

Todas as transmissões anteriores, assim como “LGPD e futebol” na íntegra, estão disponíveis no canal do Youtube da Privacy Tools.

Autor

  • Ptools Prancheta 1 2 - Privacy Tools
    Privacy Tools

    Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

    Ver todos os posts
  • Tags eventos, futebol, lgpd
Avatar de Privacy Tools

Por Privacy Tools

Somos uma solução de Gestão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, GRC e ESG. Ajudamos empresas a construírem negócios responsáveis.

Ver arquivo →

Posts relacionados

PrivacyTools - LGPD

Confira os destaques do evento da série “Privacidade Acima...

PrivacyTools - LGPD

Confira os destaques do evento Privacidade, Metaverso e NFT

PrivacyTools - LGPD

Evento da série “Privacidade Acima de Tudo”: LGPD e...


← LGPD nas Cooperativas → Evento da série: “Privacidade acima de tudo”: LGPD, Cookies e Rastreabilidade





Marketing & UX

  • Gestão de cookies
  • Gestão de políticas

Gestão da privacidade

  • Gestão de consentimento
  • Pedidos dos titulares
  • Auditoria

Governança e compliance

  • Gestão de incidentes
  • Data mapping
  • Data discovery
  • ESG
  • Governança de IA

Redes sociais

  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies
  • Código de ética

© Privacy Tools 2025 PrivacyTools - LGPD

×