Google revela mudanças na segurança e privacidade com novos recursos

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Sumário

Em sua conferência anual para programadores, conhecida como Google I/O, a empresa  anunciou novas ferramentas de privacidade e segurança para os seus produtos, incluindo seu navegador, Gmail, Maps, além de recursos para usuários do sistema operacional Android. É o que veremos hoje

Mais transparência no sistema operacional Android

O Google está investindo em atualizações  para o Android 14 que permite aos usuários controlar e entender melhor o compartilhamento de localização e outros dados através dos aplicativos instalados em seus dispositivos eletrônicos. Por exemplo, com os dados de localização, o titular receberá solicitações de permissão quando um aplicativo compartilhar suas informações com terceiros para fins publicitários.

Sendo assim, você pode usar as informações para decidir se deseja aprovar ou recusar o compartilhamento de localização para cada aplicativo, para que assim você esteja sempre no controle. 

Ainda no mesmo tema, o Google está adicionando uma área chamada “Data deletion” na seção de segurança de dados do Google Play de um aplicativo, que facilita a solicitação de exclusão de sua conta ou outros dados. 

Proteção contra spam no Google Drive

Foi introduzido uma nova visualização que facilita separar e revisar os arquivos, ela é baseada na adição de uma pasta “Spam”. O recurso funcionará de um modo que fará uma classificação automaticamente sobre o conteúdo contendo spam ou conteúdo abusivo. 

Além disso, os usuários podem pegar qualquer documento oriundo do Drive, Docs, Sheets, Slides, Sites e Forms e classificar como Spam na aba do guardador. 

Privacidade no Google: Monitoramento de informações da dark web

Antes exclusiva para assinantes do Google One nos Estados Unidos, a empresa está expandindo o acesso ao relatório da dark web. Deste modo, todos com conta no Gmail devem conseguir executar verificações e saber se seu endereço do Gmail aparece em um site na dark web. 

Caso o correio eletrônico esteja em algum local, será dada orientações sobre quais ações o usuário deve tomar para se proteger. A configuração é para os Estados Unidos. A tendência é de que chegue aos outros mercados brevemente. 

Mais informações sobre conteúdo visual da internet

As ferramentas já existentes “Sobre este resultado” e “Sobre este autor” serão combinadas com a opção “Sobre esta imagem”, para orientar os usuários sobre o quão confiável o conteúdo é. Ou seja, é fornecido um contexto, podendo dizer se é uma imagem generativa, se já foi indexada pelo Google, onde elas apareceram pela primeira e onde ela foi mais vista online. 

Maior facilidade para apagar histórico no Google Maps

Atualmente, só é possível apagar o histórico de pesquisa do Maps através do Web & App Activity. Para simplificar, a bigtech está lançando a capacidade de excluir pesquisas diretamente no Maps através de um simples toque.

Mais privacidade com a navegação segura do Google

O Safe Browsing da empresa utiliza de uma Inteligência Artificial para identificar e alertar os navegadores sobre sites e arquivos perigosos, interrompendo os golpes antes que eles aconteçam. Para contornar os malfeitores e suas estratégias, a empresa está apresentando uma nova API de navegação segura que acelera a capacidade de verificar e identificar sites comprometedores, capturando mais ataques e bloqueando 25% mais de tentativas de phishing todos os meses no Chrome e Android. 

Conheça a Privacy Tools! Auxiliamos você a acelerar sua corrida na conformidade da Lei Geral de Proteção de Dados. Junte-se com os melhores. 

Sobre o autor

Conheça o Autor desse artigo.

Quer ver como a Privacy Tools pode ajudar sua empresa na prática?

Solicite uma demonstração personalizada e veja como nossas soluções se adaptam à sua realidade.

Seção de artigos relacionados

Leia também: