Controle seu programa de privacidade
com a mais completa ferramenta nacional


    Teste grátis

    Para continuar, preencha seus dados e entraremos em contato.







    x
    Categorias
    Blog

    Número de empresas que buscam se adequar à LGPD aumentou 554% em 2021

    Tempo de leitura estimado (em minutos):

    A Lei Geral de Proteção de Dados chegou ao Brasil em 2018 com o objetivo de regularizar o uso de informações disponíveis em sua maioria no meio digital.

    Atualmente para comprar, acessar a internet e utilizar outros serviços são compartilhados nomes, documentos e conteúdos pessoais. A comunicação se expandiu com a tecnologia e novas leis passaram a ser pensadas, visando a segurança e privacidade dos cidadãos.

    Uma foto vazada ou mesmo o número de uma conta bancária tem consequências morais e financeiras, potencializando golpes e ameaças. Por outro lado, o acesso à informação é essencial para que os negócios possam se desenvolver.

    De aspecto conciliador, essa nova medida estabelece um compromisso de transparência, quem administra qualquer companhia deixa esclarecido como serão usados os dados. Assim todos ficam cientes das intenções e ficam protegidos juridicamente, caso ocorra algum dano à sua integridade. 

    Quais as outras vantagens da LGPD para as empresas?


    No Brasil, a busca pela adequação à LGPD cresceu 554% em 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior. Como mencionado, estar atento a essas alterações legais transmite confiança aos consumidores e usuários credibilidade.

    Sendo assim, é praticamente um certificado de qualidade e esforço dentro do que compreende um posicionamento ético. É zelar pelo bem estar daqueles que confiam no seu trabalho, demonstrando seu profissionalismo.

    Essa análise foi concluída na publicação do report bianual da Consultoria SEUS DADOS, que desenvolveu o serviço de atendimento MEU DPO.

    O relatório com os resultados teve origem em uma pesquisa realizada anonimamente com 200 empreendimentos de diversos setores pela própria central. A companhia é líder em assessorar quem deseja instalar estruturas, instalar os sistemas necessários e se atualizar pela Lei Geral de Proteção de Dados.

    Um desafio pela frente… 

    A conscientização em massa por parte das empresas brasileiras é um aspecto positivo e representa um avanço sem precedentes no que diz respeito à velocidade para aplicar um ordenamento legal.

    O que é confirmado pelo presidente responsável pelo estudo, Marcelo Fattori, afirmando também a importância do investimento ao evitar multas e outros processos indenizatórios. Esses problemas, além de impactarem a imagem do negócio, bloqueiam o acesso a crédito, comprometem o fluxo de caixa e desestabilizam todas as atividades administrativas. 

    Apesar dos últimos números representarem grande avanço e de ser uma variável que impacta consideravelmente a competitividade, o receio devido a burocracia ou falta de conhecimento, atrapalham pequenas e médias empresas.

    De acordo com a Escola de Negócios Dom Cabral, 40% das organizações não se sentem responsáveis pela implantação da LGPD. Ainda é um número muito alto, mas o levantamento apresentado anteriormente enche de otimismo e inspira outras corporações. 





    ×